Virtudes do Espírito Santo Podcast

Páginas

Pular para o conteúdo principal

Esperança



Você concorda com a frase "A esperança é a última que morre?"

É natural ouvirmos das pessoas, quando elas, se encontram em uma situação desfavorável e/ou com chances mínimas de sucesso, utilizam essa frase como forma de ânimo para continuar tentando. 

Conheça a história de Dagoberto

Dagoberto era um jovem desacreditado que foi disputar a maratona que ia ocorrer na região onde ele morava. Não era ele que não acreditava em seu potencial, mas as pessoas a sua volta e os apostadores, não tinham um pingo de confiança nele, por isso ele era desacreditado.

Esse rapaz não tinha muitos recursos, não tinha um tênis top de linha para disputar a maratona, e pela sua inexperiência e falta de visibilidade, também não tinha patrocínios, ou seja, ele estava à própria sorte. Só conseguiu participar porque a corrida era na sua cidade e não precisou ter gastos adicionais com passagem e estadia. 

O incentivo que davam a ele era apenas "faça o melhor que puder", mas quem falava isso, de verdade não acreditava que ele de fato poderia dar o seu melhor, afinal já era certo que não se podia esperar muito dele por ele não ser ninguém entre os grandes, e se ele ficasse em último lugar não seria nenhuma decepção e muito menos surpresa para ninguém, afinal ele não tinha nenhum recurso, nem apoio financeiro, não tinha nada ao seu favor. 

Mas ele tinha uma coisa que muitos outros competidores não tinham: Ele tinha vontade de vencer. Isso porque na verdade, ele tinha apoio apenas da mãe e do treinador dele, e isso já era mais que o suficiente para ele dar o seu melhor e vencer.

Poucas horas antes da competição começar um repórter da TV oficial do evento perguntou a ele o que ele esperava da competição, uma vez que ele estava cotado para ficar em último lugar, e até em tom de ironia perguntou se ele tinha alguma esperança em vencer.

Sabe qual foi a resposta desse jovem?

- Claro, a esperança é a última que morre! Quando iniciamos a corrida, todos nós começamos do mesmo ponto, da linha de largada, ao longo da corrida é que os mais rápidos e resistentes vão se destacando - falou cheio de confiança.

O repórter insistiu: - Mas você não tem recursos, não tem bons equipamentos, sequer tem um bom porte corporal para aguentar os 42km da maratona... como vai fazer para vencer?

Ele sorriu e respondeu: - Correr, é isso que vou fazer.

Mesmo desacreditado pelas pessoas, sem recursos, sem apoio e sem equipamentos, nosso atleta estava confiante que poderia vencer a corrida e foi para a linha de largada.

É dada a largada. O jovem Dagoberto começa mal, ele corre muito rápido e dispara na frente de todos e abre uma boa vantagem.

Aí você deve estar se perguntando, como ele começou mal se começou rápido e está na frente de todos?

Ele começou mal, porque maratona é uma prova de resistência, são 42km que ele tem que sustentar na frente, mas ele disparou logo de início, e isso fez com que ele se cansasse muito rápido, ou seja, faltou experiência para Dagoberto em começar a largada da maneira correta.

Assim, cansado, Dagoberto viu vários atletas ultrapassando ele, foi aí que ele começou a se lembrar das palavras negativas do repórter e de todos que não acreditavam na vitória dele. Com isso veio o pensamento de desistência e ele quase desistiu, até que se lembrou da frase dita ao repórter.

- Eu vou vencer, a esperança é a última que morre! Preciso ter calma e traçar uma estratégia inteligente.

Foi aí que ele viu o primeiro ponto em que se distribuem água para os atletas. Ele pegou dois copos com água, um ele bebeu e o outro ele jogou sobre a cabeça para amenizar o calor. Nisso, ele lembrou do que o treinador tinha falado para ele: 

- Tenha calma. A prova é de resistência, não corra muito rápido nos quilômetros iniciais. Economiza energia e avança nos quilômetros finais. Muitos corredores desistem no meio da corrida e os líderes se cansam no final.

Com isso ele desacelerou o passo e foi correndo mais tranquilo, mas ainda estava em último entre os atletas do primeiro pelotão. 

Ao continuar correndo, Dagoberto foi vendo seus adversários desistindo, com isso ele foi passando um por um. Esses atletas que foram desistindo, não eram os primeiros do ranking nacional e por isso eles não estavam tão determinados a vencer, para eles tanto fazia.

Mas para Dagoberto não. Vencer era muito importante para ele, por isso, apesar de todas as dificuldades, ele não desistiu. Como ele ainda estava na corrida e como ainda não tinha acabado, ele percebeu que ainda tinha esperança de vitória.

Com isso, ele foi correndo e passando seus adversários. A cada adversário que ele ultrapassava, ele ganhava mais confiança, e quanto mais confiança ele ganhava, mais ele acreditava que poderia vencer.

Nisso, a corrida avançou e no quilômetro 38, Dagoberto fez a curva no trajeto e passou para onde estava a reta da pista. Nisso, ele viu Carlos, o primeiro colocado e cotado como favorito para vencer a corrida, não muito distante estava João em segundo lugar.

Outro obstáculo para Dagoberto, os dois melhores corredores na frente dele na competição. E agora, como vencer essas pedreiras?

O narrador disse: - É uma grande surpresa Dagoberto chegar e chegar bem até aqui, mas será que ele vai conseguir passar os dois melhores?

O comentarista respondeu: - Acho muito difícil ele conseguir ultrapassar o João e principalmente o Carlos, e como você disse é uma grande surpresa mesmo. Mas acho que ele não consegue porque ele ainda está um pouco longe dos dois que são atletas bem experientes.

Até que o repórter de rua traz uma informação sobre os corredores. 

- O Dagoberto ainda tem chance de vencer, porque tanto o Carlos como o João tem um retrospecto negativo em finais de prova, geralmente eles cansam e a velocidade deles cai pelo menos na metade nos últimos 3 km.

O comentarista retruca novamente: -Mas ainda assim, acho que o Dagoberto não vence, porque ele não tem experiência e deve estar muito cansado. (acho que esse comentarista apostou nos Carlos e no João)

Ao terminar de falar isso, a câmera oficial do evento faz um close nos corredores e mostra os três, um de cada vez. 

Primeiro mostra o Carlos, muito suado e ofegante, perdendo velocidade.

Em seguida, mostra o João na mesma situação.

E por fim mostra o jovem Dagoberto, mais calmo, mas tranquilo, suado mas nem tanto e sem ofegar. Ele estava muito sereno, e diferente dos outros competidores, ele estava ganhando velocidade. E por mais incrível que podia parecer, o corpo dele estava se adaptando a corrida.

Faltava 1,5km e Dagoberto estava se aproximando dos líderes. João e Carlos olhavam para trás e viam Dagoberto se aproximando, nisso eles ficaram nervosos e começavam a correr mais rápido para que Dagoberto não os ultrapassassem, no entanto, quanto mais eles aceleravam, mais eles se cansavam e mais velocidade perdiam.

Assim, Dagoberto se aproximava mais ainda deles. Faltando 1000 metros Dagoberto finalmente faz a ultrapassagem em João e estava só a 200 metros de Carlos.

Ao ultrapassar João, Dagoberto percebeu que esse estava muito cansado e lembrou do que o treinador havia falado para ele durante os treinos, que tanto João como Carlos tinham esse retrospecto negativo. Assim, ele começou a acelerar o passo até que finalmente ficou lado a lado com Carlos.



Ele olha para o Carlos e vê que Carlos não estava mais aguentando correr. Faltando 500 metros para terminar a corrida, Dagoberto acelera o passo ultrapassa Carlos e o deixa para trás. Assim correndo mais rápido no final da prova, ele consegue abrir uma vantagem de 300 metros e cruza a linha de chegada em primeiro lugar. 

Ao cruzar a linha de chegada, o mesmo repórter chega nele e diz:

Parabéns pela, foi uma surpresa muito grande para todos o que você tem a dizer?

Ele responde:

- Primeiramente, gratidão a Deus. Toda honra e glória a Ele... e é isso aí, não foi fácil, eu e minha equipe sabíamos que não seria fácil, pois estaríamos disputando contra os melhores do país, mas como eu te disse, a esperança é a última que morre, e eu sabia que se tivesse estratégia e desse o melhor de mim poderia vencer a corrida, mesmo sendo muito difícil. 

- Uhhh.. Glória a Deus... Mãe te amooo!

Finalizou Dagoberto e foi comemorar com a equipe. 

Com isso ele conseguiu visibilidade, muitos patrocínios para disputar outros campeonatos como as Olimpíadas e o campeonato mundial, e já não era mais uma pessoa invisível, ele conseguiu fazer seu nome e agora as pessoas acreditavam nele.

- Nessa estória, Dagoberto fez História!!

Que estória hein... kkkkk

Na verdade, essa é uma estória fictícia, os personagens não são reais, essa maratona não ocorreu, mas quero que observem a frase sendo utilizada nesse contexto e que muitas vezes é utilizada em muitos outros até mesmo por nós quando nos encontramos em situações que temos chances mínimas de vencer.

E apesar de apresentar esse texto, eu particularmente não acredito na afirmativa "a esperança é a última que morre". Eu acredito que ela não morre, porque  para mim, a esperança é Jesus. Mas concordo que enquanto há vida há esperança, enquanto há chance de vitória há esperança e ela nos ajudará a ir além das nossas expectativas.

Mas afinal, o que vem a ser esperança?

Aquele animalzinho criado por Deus? O nome de alguém? fé? Confiança? Espera?

Todas essas definições estão corretas. Vai depender do uso delas em cada contexto.

Para nós aqui, quero trazer a seguinte definição:

Segundo o dicionário esperança é:  

1. Sentimento de que vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé. 

2. Segunda das três virtudes básicas do cristão, ao lado da e da caridade

3. Expectativa, espera. 

4. Aquilo ou aquele que espera algo, em que se deposita expectativa; promessa.

Observe que esperança está relacionada à espera, confiança e fé. Isso porque que tem esperança espera alguma coisa e também confia em algo ou alguém, confia que vai conquistar algo ou que pode receber ajuda de alguém e isto também é aplicado à fé.

Logo concluímos que Espera, Confiança e Fé estão presentes em pessoas que tem esperança.

A Bíblia diz que Deus é a nossa esperança

Salmos 65.5 (NVT) vemos a seguinte citação: Tu respondes às nossas orações com notáveis feitos de justiça, ó Deus de nossa salvação. És a esperança de todos na terra, e até dos que navegam por mares distantes.

O SENHOR é a nossa esperança (Salmos 39.7 e Salmos 65.5)

A Palavra do Senhor não diz apenas que Ele é a nossa esperança, mas que também, Ele é a fonte da nossa esperança, e também relaciona esperança à espera, fé e confiança, indo em concordância com o dicionário. 

Nisso podemos ver que devemos esperar nele, ter fé nele e confiar nele porque Ele é a nossa esperança.

- Podemos dizer então que Espera, Confiança e fé são pilares fundamentais para que tem esperança? Fica a pergunta no ar. Deixe sua opinião nos comentários.

1. Espera

Antigo Testamento

O Salmos 130.5-7 (NVT) diz: "Espero no SENHOR, sim, espero nele; em sua palavra, depositei minha esperança. Anseio pelo SENHOR, mais que as sentinelas anseiam pelo amanhecer; sim, mais que as sentinelas anseiam pelo amanhecer. Ó Israel, ponha a sua esperança no SENHOR; pois no SENHOR há amor e transbordante redenção".

Além disso a palavra traz outras referências no relacionando esperança a espera. Dentre as passagens estão os relatos dos salmistas que esperavam no Senhor um refúgio, um socorro, resposta ou saída... o que importa era que eles esperavam no Senhor (Salmos 25.2-3 e 5, Salmos 27.14, Salmos 31.24, Salmos 33.22, Salmos 40.4, Salmos 42.11, Salmos 62.5).

O profeta Isaías (capítulo 30.18) afirma que felizes são os que esperam no Senhor, e diz que esses terão suas forças renovadas e voarão nas alturas sem se cansar (40.31). Acho que Dagoberto se lembrou dessa passagem hehe.

Já o profeta Jeremias diz que espera no Senhor por Ele ser a sua porção (Lamentações 3.24). Se cremos nisso, devemos esperar no Senhor.

No Novo Testamento, o livro Romanos no capítulo 5.1-5 apresenta a esperança como produto da experiência, paciência e até mesmo da tribulação, mas temos que nos gloriar pois essa esperança vem da parte de Deus, Ele dará o escape em tudo. Essa afirmativa é corroborada em Romanos 12.12. Novamente, Deus como fonte de esperança.

O NT também apresenta a esperança como a espera da volta de Cristo e diz que devemos ter esperança que logo Ele voltará (Tito 3.7, Tiago 5.7-8, 2 Pedro 3.9).

2. Confiança

No Antigo Testamento, Davi apresenta o Senhor como a sua confiança e que Ele o livrará das mãos dos seus inimigos (Salmos 25.2-3 e 5). O Salmista também diz que é feliz pois confia somente no Senhor (Salmos 40.4) e que no Senhor está a sua esperança, e que o Senhor também é sua rocha e salvação (Salmos 62.5-6). 

O Senhor é o nosso auxilio e proteção (Salmos 33.20-22). Feliz aquele que deposita sua confiança no Senhor (Salmos 146.5)

O Novo Testamento também apresenta Deus como a fonte da nossa esperança, Ele nos encherá de alegria de modo que transbordaremos essa esperança pelo poder do Espírito Santo (Romanos 15.13). É incrível o que o poder do Espírito Santo faz em nossas vidas.

Ele nos dá paz, alegria, nos enche de esperança... O Espírito Santo nos enche de confiança para pregar o evangelho das boas novas com ousadia (2 Coríntios 3.12). 

3. Fé

Esperança também está relacionada à fé, e no Novo Testamento é apresentada como a fé em Cristo, em que Ele morreu para nos dá vida eterna;

Com isso, podemos ver que ela ter a ver com o nosso chamado (Efésios 1.18Efésios 4.4), a certeza de salvação (Colossenses 1:4-5, Colossenses 1.27, 1 Tessalonicenses 4.13-14), ao cumprimento das promessas de Deus por Ele ser fiel (Hebreus 10.23), e também a fé que é o firme fundamento das coisas esperadas e prova convincente do que não se vê (Hebreus 11.1). 

Temos uma nova fé, porque Deus nos fez nascer de novo através da morte e ressurreição de Seu Filho Jesus (1 Pedro 1.3). E nisso está a nossa esperança.

Conclusão

No antigo testamento Deus é a essência da nossa confiança, Ele nos dá esperança para confiar e esperar nele, acreditando sempre que Ele nos dará uma saída para qualquer situação contrária. 

No novo testamento, o Senhor continua sendo a nossa fonte de esperança e além de nos dá essa segurança, Ele também nos garante a salvação. A esperança torna-se de certo modo pela fé: justificação, filiação divina e dom do Espírito, que obtivemos através de Jesus Cristo.

Espera, Confiança e Fé

Como esses três pilares podem ser inseridos nos dias de hoje?

Em meio a tantos problemas e incertezas o que nos resta é apenas a esperança por dias melhores.

Temos que confiar em Deus, ter fé nEle. Fé que tudo vai passar e que dias melhores virão.

Deus é o nosso refúgio, a nossa fortaleza, o nosso socorro bem presente na hora da angústia (Salmos 46.1). Ele é a nossa fonte de esperança, Ele é a nossa esperança. Devemos crer, esperar e confiar nele.

E Assim deve ser, tudo está no controle de Deus, Ele põe a ferida, Ele sara a ferida. Devemos ter esperança nele pois no tempo certo Ele fará cessar toda essa situação. 

- Não só essa, como qualquer outra que a gente possa enfrentar, Ele é conosco.

Essa situação vai passar. Tenho esperança nisso. Diferente do ditado popular, não acredito na frase "a esperança é a última que morre", porque para mim ela não morre. Para mim a esperança é Jesus. 

Minha esperança é Jesus!

E é esse o conselho que deixo. Nunca perca a esperança, faça como Dagoberto, lute, acredite, corra atrás do seu objetivo. Quando a situação apertar e vierem com palavras negativas, sorria e apenas corra em direção ao seu alvo.

Acredite que tudo vai dar certo. Confie que aquilo que você deseja, se estiver na vontade de Deus, irá se realizar.

Tenha fé, espere, ore, confie. Só nunca perca a esperança! 


LEIA TAMBÉM

O Espírito Santo pleiteia a nossa causa

Convencer é uma obra do Espírito Santo




Você já teve duvidas sobre O Espírito Santo? Sua Personalidade, Atributos e Operações? E sobre os "Dons Espirituais", você já ficou em dúvida sobre como eles são recebidos e como O Senhor nos usa com Eles? 

Agora você pode aprender todos estes temas e tirar todas as suas dúvidas

QUERO COMEÇAR AGORA





E você, concorda com a frase "a esperança é a última que morre?" O que é esperança para você?

Deixe a sua opinião nos comentários!!

Comentários

  1. A nossa esperança é Jesus ❤️

    ResponderExcluir
  2. Nossa esperança nunca morre pois nossa esperança é jesus deixar a esperança morrer é como deixar de viver ,;

    ResponderExcluir

Postar um comentário