Shalom Virtuosos e Virtuosas,
o texto de hoje se encontra em Salmos 46 e diz:
1. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
2. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
3. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)
4. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
5. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.
6. Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.
7. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
8. Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!
9. Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
10. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
11. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
Análise do Capítulo
O Salmos 46 traz uma palavra de conforto para nossa alma e nos convida a confiar em Deus.
Analisando o capítulo podemos observar o cuidado que o Senhor tem por nós.
O versículo 1 inicia dizendo que "Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia".
Muitas vezes nos vemos em situações que não nos são favoráveis. Buscamos encontrar uma saída, um esconderijo, um local para nos abrigar, mas não sabemos para onde ir. No entanto a palavra nos garante que o Senhor é o nosso refúgio e é nele que podemos nos abrigar e encontrar segurança.
Esse versículo também diz que Ele é "a nossa fortaleza", ou seja, podemos ver aqui que o Senhor é quem impede a passagem do mal. Nele estamos protegidos, em um lugar fortificado, Ele é essa barreira que nos protege de todo mal.
Ainda nesse versículo, a palavra diz que Ele é o "socorro bem presente na hora da angústia". Não diz que Ele é apenas "socorro", mas que, além de "socorro", é "bem presente na hora da angústia". Ou seja, Ele é o nosso socorro e está pronto para nos acudir, nos salvar, nos proteger e ajudar em nossas dificuldades, precisamos apenas clamar por Ele.
Os versículos 2 e 3 diz que por mais que a terra mude, que os montes se transportem para os mares... por mais que terra e água rujam e/ou se turbem, por mais que tudo isso aconteça, não devemos temer. Por mais que as tribulações aconteçam, a palavra nos aconselha a não temer porque Deus é o nosso refúgio, fortaleza e socorro bem presente (v1).
Assim poderemos ver a bonança (versículo 4) e o controle dele em tudo (versículos 5 e 6). Por mais que as dificuldades se levantem, sejam pela natureza ou por pessoas, Deus sempre está no controle de todas as situações.
O versículo 7 reforça o que foi dito no versículo 1, Ele é nosso refúgio e está conosco.
No versículo 8 somos convidados a contemplar as obras que do Senhor e mais uma vez nos mostra que Ele tem o controle de toda a situação (versículo 9). Não é a toa que faz cessar guerras em toda terra, quebra arcos, despedaça lanças, queima os carros no fogo. Vai mostrando que é Ele quem manda e que tem todo o poder.
Assim, Ele manda nos aquietarmos e saber que Ele é Deus (versículo 10). Aqui tem um detalhe muito interessante. O versículo 10 nos chama atenção, para a seguinte palavra "aquietai-vos" , e esse é o ponto chave aqui. Aquietai-vos!
Mas como se aquietar se todos os dias passamos por grandes dificuldades? Como se aquietar se no meio de uma crise, como a pandemia por covid-19, tudo parece estar tão de cabeça para baixo?
Vemos um mundo maluco que apresenta muitos problemas e, atualmente, a pandemia só tem piorado isso, tirando a paz de muitos. Ninguém sabe quase nada sobre esse vírus... quando vai acabar, as sequelas ou outras coisas mais...
E mesmo com tantas incertezas sobre ele, o que se vê são as consequências provocadas por ele. Perda de entes queridos, muitas pessoas perdendo o emprego, preço dos itens básicos subindo, adoecimento mental de muitos por terem que se isolar, entre outros problemas.
- Até parece um beco sem saída.
No entanto, mesmo diante de todo esse mal, obstáculos e dificuldades, a palavra diz "aquietai-vos". Mas nós somos seres humanos, e como tais invés de nos aquietar, nos inquietamos. E fica o seguinte questionamento: Como se aquietar nessas situações?
A única maneira é ouvir a palavra de Deus (Rm10.17) e confiar nele.
- Porque te garanto uma coisa, NÃO é um beco sem saída e a solução para tudo isso é Jesus. Ele nos ama e quer nos dar uma vida com propósito. Precisamos ouvir a voz dele, obedecer a Ele e confiar nele.
E por mais difícil, por mais dolorido que seja, a palavra diz "aquietai-vos", devemos lançar sobre Deus toda nossa ansiedade. Além disso, o texto não para em "aquietai-vos", ele complementa dizendo "...e sabeis que eu sou Deus" e finaliza no versículo 11 reforçando que está conosco e nos protegerá do mal, pois Ele é o nosso refúgio.
Ele é Deus, Ele está conosco e nos protege. Isaías 41.10 atesta essa afirmativa ao dizer "Não temas porque Eu sou contigo; não te assombres porque Eu sou o teu Deus". Ele é fiel irmãos.
Reflexão
Deus é bom, mesmo que estejamos com problemas, o Senhor está cuidando nós. Deus não disse que não iríamos ter problemas ou dificuldades.
Se o Senhor disse que é a nossa fortaleza na hora da tribulação, é porque as dificuldades iriam existir. No entanto, Ele nos guarda, nos ajuda, cuida, nos sustenta e nos dá força para reagir e para vencer. Ele provê tudo que precisamos.
A palavra do Senhor afirma que somos mais que vencedores. E mesmo que existam lutas, afrontas e frustrações, o Senhor nunca nos desampara.
Leia também >> O doce olhar de Deus sobre nós
O Senhor sempre está conosco nos ajudando, nos estendendo a mão e nos fazendo ter confiança que Ele está no controle de tudo. Ele nos conforta, nos consola, nos ampara... Deus é maravilhoso.
Às vezes, o Senhor permite que a gente passe por certas situações, mas Ele não nos deixa perder a fé. Então a gente não sai da graça do Senhor porque Ele está ali sempre conosco. Ele não nos deixa passar sozinho por essas situações, ou seja Ele tem e está no controle de tudo.
Meus irmãos, por mais que as dificuldades sejam muitas e tenhamos que passar pelas tribulações da vida, devemos sempre confiar em Deus. Lembre-se que os que confiam no Senhor não se abalam mas permanecem para sempre (Sl 125.1).
É natural que tenhamos medo e ansiedade, pois são sentimentos humanos e como tais, estamos sujeitos eles. No entanto, o medo não pode ser maior que a nossa fé e a palavra nos adverte que devemos lançar em Deus toda nossa ansiedade (1 Pe 5.7) e nos aquietar, pois Ele tem cuidado de nós.
Conclusão
Sabemos que a situação não está sendo fácil e que estamos sujeitos a muitos problemas em nosso dia a dia, mas que possamos confiar em Deus pois Ele é o nosso refugio e fortaleza, e na hora da angústia ou tribulação Ele é o nosso socorro bem presente.
As coisas vão acontecer, por mais que a situação seja difícil, Deus sempre nos dá o escape. É no Senhor que devemos estar sempre firmados e, nele, ter esperança por dias melhores.
Deus está cuidando de nós, observe que em todo o capítulo 46 de Salmos, a palavra nos mostra isso. O capítulo apresenta, também, quem Ele é, o que Ele fez/faz, que Ele está no controle de todas as situações e que não devemos temer, mas confiar nele, pois o texto enfatiza três vezes que o Senhor está conosco e é o nosso refugio.
Por isso temos que ter fé nele, que Ele nos dará vitória.
Valdinei Sousa
feat. Antonia Silvano
Deixe o seu comentário sobre essa reflexão e compartilhe esse texto com seus amigos
Aleluia Glória a Deus, mensagem maravilhosa o nosso Senhor, sempre esteve , e está no controle de tudo,louvado seja o nome do senhor Jesus Cristo,!
ResponderExcluir