Virtudes do Espírito Santo Podcast

Páginas

Pular para o conteúdo principal

Desistir ou Perseverar?

Sonhos e a caminhada com Cristo: desistir ou perseverar?





Introdução

O texto de hoje nos convida a fazer uma reflexão sobre nossos sonhos e a caminhada com Cristo diante às dificuldades. Devemos desistir ou perseverar?

Em nossa caminhada temos muitos sonhos e objetivos e, muitas vezes, por não conseguir ter sucesso, pensamos em desistir. O pior é que em algumas situações, não pensamos em desistir apenas dos nossos sonhos e/ou objetivos, mas, também, da caminhada com Cristo. 

Isso acontece porque muitas vezes, achamos que Jesus não está se importando com a nossa situação (Leia o doce olhar de Deus sobre nós) e ficamos tão ansiosos, tão aflitos, tão desesperançosos que começamos a murmurar. Nisso, queremos pegar os atalhos que o mundo nos oferece por achar que nele vamos encontrar um caminho mais fácil, e muitas vezes isso nos faz duvidar da nossa fé. 

Mas se fizermos isso, como ficaria nossa caminhada com Cristo? Certamente não seria nada boa né? Mas o conselho que a Bíblia nos dá é que não desistamos dos nossos sonhos e nem da caminhada com Cristo, mas que possamos perseverar até o fim. 

Deus quer que permaneçamos no lugar em que Ele preparou para nós (Leia esse texto). Isso requer obediência, sabedoria, paciência e fé. Não é fácil, eu sei, mas devemos seguir firmes e constantes e olhar para o alvo que é Jesus.


Sonhos, objetivos, planos e metas

Nós como seres humanos somos cheios de sonhos, objetivos e temos muitos planos e metas, e buscamos a todo momento realizá-los. Entretanto, nem sempre é possível. Lutamos, lutamos, mas não conseguimos alcançar os nossos objetivos.

Percebemos que nossa força está se esgotando, então chegamos ao nosso limite. Nesse momento, o que vem à nossa cabeça? O cansaço? O desânimo? A esperança? A fé? Pensamentos bons, pensamentos ruins... todas essas coisas passam por nossas cabeças, principalmente o pensamento em desistir.

Mas algo nos diz: "Ei, não desista! Vá à luta, você vai conseguir, continue, siga em frente"

Por mais difícil que seja, algo lá no fundo nos diz que não devemos desistir, porque sabe que a vitória nos trará uma recompensa gratificante. 

- Eu prefiro chamar de alguém. O Espírito Santo não quer que a gente desista, e Ele sempre nos dá forças para lutar.

E a Palavra de Deus nos testifica que devemos confiar no Todo Poderoso, por mais desesperadoras que as circunstâncias possam ser. 

Assim como o salmista Davi questionamos o porquê de tamanha tristeza que sentimos em nossa alma (Salmos 42.5). Mas assim como Davi, sentimos o Espírito Santo testificar ao nosso espírito que a salvação vem do Senhor (Salmos 3.8).

O homem está sujeito às paixões infames dessa vida e é atraído por elas (Tiago 1.14). A Palavra diz que nossos membros e sentidos lutam contra nosso entendimento para fazermos o que é errado e não o que é certo (Romanos 7.23). 

Isso nos traz angústia, pois vemos que com nossas forças somos impotentes para viver em retidão e justiça. Mas na Santa Palavra entendemos que Deus deixou todos sujeitos e presos debaixo do pecado e da desobediência para ser misericordioso com todos (Romanos 11.32). 

É dEle que vem a consciência do pecado e o senso de justiça. Aquele que acredita que o Senhor Jesus se fez homem, sofreu todas as tentações como homem, morreu derramando seu sangue na cruz para trazer salvação a humanidade, ressuscitou e vivo está com o Pai no céu deve sentir-se privilegiado, pois Deus lhes concedeu consciência do pecado e da justiça. 

Chegado a consciência da remissão do pecado ao coração do homem, cabe a ele perseverar até o fim (Mateus 24:13) e crer que se o Senhor Jesus venceu o mundo, nós também poderemos vencer (João 16:33). Creia nessa promessa!

Perseverar até o fim, esse é o ponto chave dessa questão. Isso serve para tudo em nossas vidas, seja na vida pessoal, sentimental, profissional ou até mesmo espiritual (nossa caminhada com Cristo). 

Porque como dito anteriormente, temos muitos sonhos, objetivos e metas e se não perseverarmos não iremos vencer. Mas somos mais que vencedores (Romanos 8.37), então devemos perseverar, essa é a chave da vitória.


Caminhada com Cristo

Jesus quando veio à terra não nos prometeu facilidade, nem disse que no evangelho viriam só bênçãos e que não haveria sofrimento. 

Ao contrário, Ele disse "no mundo tereis aflições" (João16.33), disse também que aquele que ouvisse o chamado, deveria, cada um tomar, a sua cruz, negar a si mesmo e segui-Lo (Lucas 9.23). Imagina o que é tomar a cruz e negar a si mesmo. Não é fácil, eu sei, mas é necessário, porque apesar de tudo Ele disse para termos bom ânimo.

O evangelho muitas vezes nos parece difícil, porque devemos matar as nossas próprias vontades para viver a vida e a vontade de Cristo.

Isso me faz lembrar de uma passagem bíblica muito conhecida.  

João 6 relata os milagres de Jesus; multiplicação dos pães e andar sobre as águas. Relata também que muitas pessoas O seguiam por causa dos milagres, e Ele sabia quem eram esses.

Nisso, Ele deu uma palavra muito dura e a multidão começou a se dispersar porque não aceitava a palavra dEle, eles não estavam interessados na palavra. 

Mas os discípulos permaneceram e Jesus os perguntou: "E vocês, não vão com eles?" (João 6.67).

Então Pedro respondeu: "Mestre, para onde iremos se só Tu tens a palavra de vida eterna?" (João 6.68).

- Forte né? Esse texto é incrível. Eu, particularmente, tenho prazer em ler o capítulo 6 de João. Fica aí uma sugestão de leitura.

Trazendo essa palavra para os dias de hoje, podemos observar o seguinte:

Por inúmeras razões pensamos em desistir da nossa caminhada com Cristo. Muitas vezes isso acontece por causa de algum fracasso na vida que nos faz questionar se vale a pena seguir o Criador. 

Começamos a duvidar, não por não achar que Ele é poderoso, mas por achar que Ele não se importa conosco. 

Mas Ele se importa com a gente e quer nos ouvir, devemos abrir os nossos corações e sermos sinceros com Ele. Falar o que está nos aflingindo e confiar. Desistir não é uma opção. 


>> Novamente os convido a ler o doce olhar de Deus sobre nós.


Pensa comigo. Se nos afastarmos da presença de Senhor, para onde iremos? O mundo não tem a palavra de vida eterna, então, ele não pode nos oferecer uma vida plena. 

Ao contrário do nosso Senhor e Salvador, o mundo não nem aí para nós.

Vale a pena sair da presença de Deus? O que ganharemos se sairmos de Sua presença? Diversão, festas, curtição, baladas, bebidas, noitadas...? 

- Agora com essa pandemia, nem isso né? E mesmo se ela não existisse, não iria valer a pena. 

- Falando nisso, se já era importante, mais do que nunca, se faz necessário falar/ouvir a palavra de Deus. Todos nós precisamos disso. Ela é viva e eficaz e precisamos manter a fé!!

Voltando ao texto

Por mais cool (legal), por mais divertido, por mais “da hora” que essas coisas pareçam ser e por mais atraentes, lembre-se, é tudo passageiro.

Já parou para pensar no que vai sobrar? Alegria momentânea. E depois? Solidão? Será que as consequências serão boas? 

"Ah, mas somos jovens, temos que nos divertir, depois eu volto para a igreja". 

"Vou dar um tempo, com tantos anos eu volto" 

- Cresci ouvindo isso. 

Pare e pense. E se não der tempo de voltar? E se Jesus voltar antes? Será se vale a pena perder a salvação por causa de uma alegria momentânea? Vale a pena perder a salvação por causa de uma coisa boba? 

- Nem se não fosse boba, não vale a pena perder a salvação por nada. 

"Ah, mas isso não tem nada a ver. Tanta gente faz, por que seria errado agora?"

Será? Não é porque todo mundo faz que o errado vai deixar de ser errado.

Essa coisa de "nada a ver" faz muita gente se dar mal.

O mundo jaz no maligno (1 João 5.19), e a intenção mundana é justamente essa, dar essa falsa sensação de alegria e liberdade para enganar os eleitos (os escolhidos de Deus). 

Se olharmos só com os olhos carnais, os manjares desse mundo são mesmo bons, são deliciosos, pelo menos é essa aparência. Mas e as consequências? Será que vale a pena arriscar? 

- Sei que parece cobrança, mas como disse antes, é apenas um convite para a reflexão. Essas perguntas estão sendo feitas justamente para que possamos pensar e refletir sobre as "oportunidades" que o mundo nos dá. Isso também acontece comigo e já pensei muitas vezes em desistir. isso é natural do ser humano, mas te digo uma coisa: NÃO VALE A PENA!!

Eis o porque

Não devemos nos conformar com este século, mas devemos ser transformados pela renovação do nosso entendimento, assim experimentaremos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Romanos 12.2). 

O que o mundo tem a nos oferecer, por mais que pareça lindo, é podre e não vale a pena. Mas o que Jesus nos oferece é bom e é eterno. 

As promessas que Ele tem para nós são melhores do que qualquer uma que o mundo pode nos oferecer. Ele pode fazer muito mais abundantemente do que pedimos ou pensamos (Efésios 3.20) e disse que daria aos vencedores a coroa da vida (Tiago 1.12). Creia nessa promessa e não desista do alvo que é Jesus. Ele sim vale a pena seguir. Desistir dEle, jamais!


Conclusão

Então que possamos confiar no nosso Deus e acreditar em suas promessas. E que O sigamos pelo que Ele é e não pelo que Ele faz, porque independentemente de qualquer situação Ele continuará sendo Deus. 

Em relação aos nossos sonhos e objetivos, devemos sempre planejar, correr atrás lutar por eles... não podemos ficar inertes, mas sempre nos capacitar, fazer um curso, estudar, nos desenvolver pessoalmente e/ou profissionalmente, trabalhar e confiar sempre em Cristo para que tudo possa dar certo.

Não se preocupe porque seus sonhos, objetivos e metas se forem da vontade de Deus se cumprirão no tempo determinado por Ele. 

Quanto a caminhada com Jesus, por mais difícil que possa ser, não devemos desistir dela. Lutas vem e vão, não há vitórias sem lutas. Lembre-se que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8.28). 

Que possamos nos manter sempre firmes na presença do Senhor porque Ele, sim, tem palavra de vida eterna.


PERSEVERE SEMPRE, DESISTIR NÃO É UMA OPÇÃO!!




Valdinei Sousa

feat. Manoel Filho

Comentários

Postar um comentário