Introdução
Neste artigo iremos abordar sobre amor e iremos ver o que ele é segundo a Bíblia em 1 Coríntios 13. iremos ver também algumas definições e ver se elas estão em concordância com a palavra do Senhor.
Para algumas pessoas, amor é algo que sentimos por outra de forma especial, geralmente nesse caso, dizemos que estamos apaixonados (pois confundimos os sentimentos). Este sentimento nos faz subir nas nuvens, suspirar fundo e querer estar ao lado da pessoa amada.
Para outros, amor e paixão são sentimentos totalmente distintos. E consideram o amor como um sentimento de carinho que temos por outras pessoas, sem necessariamente querer algo em troca. Enquanto que a paixão, apesar de apresentar características semelhantes, é mais obsessiva.
O amor pode ser demonstrado de diversas maneiras. Amor entre irmãos, amor entre amigos, em que as pessoas se entregam às outras sem querer nada em troca, pois o que vale é somente a amizade entre as partes envolvidas.
O amor familiar também se encontra muito presente e o amor de mãe é, geralmente, o mais forte de todos. Mas também existe o amor entre pais e filhos.
Outro tipo de amor que não podemos esquecer é o amor em Cristo e o amor Ágape, que é o amor que Deus tem por nós.
Talvez seja fácil definir essa palavra, mas o sentimento é mais complicado, porque cada pessoa sente de uma forma diferente, e apesar da palavra ser simples, o sentimento dependerá de cada pessoa e de cada situação em que ela se encontrar.
Mas afinal, o que é amor?
Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, "amor é a forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais", assim entram todas as relações anteriormente faladas. Afeição entre familiares, pais, mães, filhos, mães e irmãos, entre casais, amigos, relacionados à fé (amor de Deus para conosco)... etc.
Nisso podemos ver que a palavra amor pode ter várias definições. C.S. Lewis explora a natureza do amor na perspectiva cristã em seu livro Os quatro amores. Os quatro amores são:
1. Amor Storge: Também conhecido como amor fraternal - é o afeto com a família, especialmente entre os membros da família ou pessoas que se encontram nesse círculo social. É descrita como a mais natural, emotiva, e difundida forma do amor.
2. Amor Philia: Amizade - é uma forte ligação entre pessoas que compartilham um interesse ou uma vida comum; é a amizade entre amigos e companheiros. A amizade só existe em seu sentido real se houver algo que a "embase". Para Lewis é a menos natural dos tipos de amores, pois não precisa de um progenitor para ter afeição, não é entre apaixonados e nem o amor incondicional e divino.
3. Amor Eros: A palavra moderna grega "érotas" que significa "o amor romântico". Amor entre apaixonados. Aí entra o sentimento de amor entre marido e mulher, amor entre namorados, noivos, amor entre casais. Para Lewis pode ser bom ou pode ser mau, dependerá de cada situação.
4. Amor Ágape: Amor incondicional - Lewis reconhece este amor como o maior dos amores. O amor de Deus. Amor mais puro e perfeito. A maneira mais profunda de amar não é expressada através de emoções, mas é expressada como um ato de vontade de alguém... e Deus dá este amor. Em João 3.16 Ele nos demonstra isso nos mostrando o seu amor incondicional.
Nota: Storge e Philia muitas vezes se encontram na mesma categoria, e são considerados como amor fraternal, que é o amor entre irmãos, sendo de laços consanguíneos ou não. Isso depende da opinião de cada autor.
E o que a Bíblia diz sobre amor?
Em 1 Coríntios 13, ela diz que sem amor nada tem valor. Os versos 1, 2 e 3 afirmam que não adianta falar a língua dos anjos, ter dons de profecia ou todo o conhecimento, ou toda fé do mundo, ou que distribua toda riqueza aos pobre, ou até mesmo, que faça sacrifício no próprio corpo... Sem amor, nada disso valerá a pena.
Pois o propósito não é assumir uma glória para si, ter status de que pode fazer algo bom e/ou diferente, para conseguir ser visto ou coisa do tipo. O verdadeiro propósito é fazer com amor para que Deus possa ser glorificado.
Muitas vezes, quando vemos algumas reportagens em ambientes que distribuem comida, é perguntado ao/à cozinheiro(a) o que faz a comida ser tão boa, qual tempero essa pessoa coloca, e ela responde: "eu fiz com amor" ou "eu temperei com amor". Os repórteres perguntam isso porque veem o sorriso das pessoas que recebem, e a pessoa que faz vê a gratificação em sua vida.
Isso é bacana de se ver.
Porque "é tão natural falarmos que amamos algo ou alguém que às vezes fica difícil entender o que realmente é o amor. Sem amor não somos nada.
Podemos ser/ ter grandes coisas, mas nada disso importa se não tivermos amor. Podemos realizar grandes coisas, mas se não tivermos amor, essas coisas não terão um valor real. O amor deve estar acima de tudo" (Aplicativo da Bíblia Sagrada).
Os versículos 4 e 5 diz que o amor é sofredor, é benigno, não tem inveja, não é leviano, não é soberbo, não é indecente, não é egoísta buscando seus próprios interesses, não se irrita nem suspeita o mal. O aplicativo da Bíblia diz que "o amor é um conjunto de atitudes de carinho, perdão e compaixão. São atitudes que não focam em nós mesmos, mas no outro."
Ou seja, o amor um conjunto de atitudes que não estão focadas em nós mesmos.
Os versículos 6 e 7 dizem que ele não compactua com a injustiça, mas sim com a verdade e que ele tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.
- Quero chamar atenção para esse ponto quando diz "tudo sofre... tudo suporta". Saliento que aqui não diz sobre relacionamentos abusivos, quando a Bíblia fala em sofrer e suportar, não diz que as pessoas têm que sofrer nas mãos de seus agressores e suportá-los só porque os amam.
- O versículo 6 já afirma isso quando diz que o amor não compactua com injustiça. Então não é desculpa para aceitar essas atitudes. O certo nesses caso, é tomar as medidas cabíveis contra as pessoas que tem esse tipo de atitude.
- E outra, quem ama não agride. Quem faz isso não ama de verdade, pois vai totalmente contra o que é descrito nos versículos 4 e 5, pois está sendo egoísta, está buscando apenas seus próprios interesses, não está sendo benigno entre outros fatores descritos nesses versículos.
- Necessário abordar isso. Ainda mais agora, em que na pandemia muitas pessoas, principalmente mulheres são vítimas de relacionamentos abusivos, que muitas vezes tem se agravado devido ao distanciamento social e a ordem de ficar em casa com seus algozes.
- Que nós como igreja que venhamos orar por essas vítimas, e caso saibamos de algum caso que venhamos fazer o nosso papel social e denunciar esses agressores.
Os versículos 8, 9 e 10 destacam o amor de Deus que é perfeito, e como tal não pode ser destruído. E diz que outras, as que não são perfeitas, mas em parte, serão aniquilada. Já amor não, pois é perfeito e é eterno.
O versículo 11 abordam sobre o amadurecimento do escritor da carta, e também podemos entender como o nosso próprio amadurecimento espiritual, e no 12 aponta para o encontro com Jesus, que nós O veremos face a face e O conheceremos assim como conhecemos a nós mesmos.
No 13, o autor finaliza dizendo que a fé, a esperança e o amor são importantes e que os três permanecem, mas destes, o maior deles é o amor.
- Esperança, amor e fé...
>> Leia também
Em breve um texto com o tema Esperança
Que amor é esse?
O amor de Deus é incondicional, é perfeito e é eterno. Ele te ama, Ele me ama, Ele nos ama. Pai Tu és maravilhoso.
Segundo todas essas definições, vimos que existem várias maneiras de amar e chegamos à conclusão de que não há uma definição exata, mas que vai depender de cada pessoa e de cada contexto em que ela se encontra.
O amor é um dos sentimentos mais belos e sublimes que Deus nos deu, infelizmente, o mundo deu um jeito de banalizar esse sentimento, taxando as pessoas que amam de careta (ou outros termos pejorativos).
Por isso, as pessoas não acreditam no amor, e não acreditam quando ouvem um "eu te amo". Muitas vezes com razão, pois já se decepcionaram com experiências passadas e tem medo de arriscar. E por não confiarem que serão correspondidas, muitas vezes, essas pessoas deixam de ser felizes.
Isso porque enquanto que para pessoas apaixonadas o amor possa ser cego, surdo e/ou mudo, para outras, devido a banalização secular, o amor simplesmente não existe.
Sei que não é fácil, mas devemos nos lembrar que não existe só um tipo de amor, e lembrar sempre do amor Ágape, o amor de Deus. Deus te ama, Ele quer o seu bem, Ele tem o melhor para ti e Ele quer te ver feliz.
Não aceite migalhas, mas também não deixe o mundo estragar esse sentimento tão lindo que Deus lhe deu. Não deixe de amar por causa de decepções passadas. Óbvio cautela sempre, mas arrisque, busque em Deus, peça a direção Dele que vai dar tudo certo na sua vida.
Vale lembrar que amor não é paixão.
O amor tudo supera, tudo suporta, tudo sofre, tudo crê, enquanto que a paixão, apesar de ter características semelhantes, é classificado por muitos autores como um "sentimento avassalador", que pode fazer estrago como uma tempestade, mas que tem início e fim (significados, online).
Segundo o site Significados, a paixão é um sentimento humano intenso e profundo marcado pelo grande interesse da pessoa apaixonada por algo ou alguém. A paixão é capaz de gerar na pessoa apaixonada um excesso de admiração, impulsividade, desespero e inquietação.
Quem ama age com cautela, cuida, faz de tudo para ver a outra pessoa feliz, enquanto que a paixão pode fazer com que a pessoa se torne obsessiva (fanática) pelo objeto de paixão, e se importe apenas com ela mesma e com a satisfação de suas vontades, ou seja, não se importa se outra pessoa vai ser feliz, busca satisfazer apenas seus próprios desejos.
Quem ama por sua vez, quer ver a felicidade da outra pessoa, mesmo que isso custe a sua própria felicidade. Ela sempre vai querer ver a pessoa amada bem e isso a deixará bem. E por mais que sinta a perda, por ver seu amor partir, essa dor será momentânea, pois sentirá paz interior e se sentirá bem pois saberá que a outra pessoa estará bem.
Conclusão
Vimos nesse texto a definição de amor segundo a Bíblia em 1 Coríntios 13, segundo o dicionário e as definições gregas para essa palavra, quatro tipos de amor segundo C.S Lewis. Vimos também que apesar de ser uma palavra simples, o sentimento pode variar de acordo com cada pessoa, em cada situação.
- Ou seja, não é tão simples assim!
Vimos também que quem ama cuida e faz tudo pelo bem do outro. Não é egoísta, nem maltrata a outra pessoa. Quem faz isso não está amando de verdade e vai contra os princípios ensinados em 1 Coríntios 13 e na Bíblia como um todo.
Outro ponto destacado foi que o amor muitas vezes é confundido com paixão e, que muitas vezes, as pessoas se decepcionam por não serem correspondidas da maneira como gostariam. E por isso acontecer, não arriscam mais por terem medo de se machucar novamente e assim desacreditam no amor.
Mas é importante lembrar que não existe só um tipo de amor, e que o amor Ágape é o amor perfeito, Deus nos deu esse amor e nos demonstrou esse amor quando entregou seu Filho por amor para nos salvar.
Por isso, por mais difícil que seja, ame!
Você não ama a outra pessoa porque ela é merecedora, e aqui não me refiro ao amor entre homem e mulher, e sim ao que Cristo nos ensinou, em que nós não vamos receber da outra pessoa nada em troca.
- Já pensou se Deus nos amasse só se a gente fosse merecedor? Estaríamos fritos!
Amar a Deus ou a outra pessoa, não é um sentimento que está definido em um dicionário, é algo que Deus nos deu e que deve estar em nossos corações.
Que possamos lembrar sempre dos mandamentos que Cristo nos deixou. Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (Lucas 10.37).
Que possamos amar sem medo e sem medo de errar. É isso mesmo! O amor lança fora todo medo.
No caso de um casal, se der certo amém. Se não der, ame a pessoa como Cristo ensinou e bola pra frente. Siga em frente. Deseje sucesso pra pessoa amada e exerça o amor Philia, sem querer nada em troca.
Só não desista de lutar, não desista de amar, não desista de ser feliz, nem desista das pessoas que você ama. Busque a felicidade ao lado delas. Não de forma interessada, mas como Cristo ensinou.
Ame e seja feliz!!
E aí, gostou do texto? O que é amor para você?
Conte nos comentários abaixo!!
Referências:
Aplicativo da Bíblia Sagrada
Definição de amor : Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
Os quatro amores: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Quatro_Amores>
Palavras gregas para o amor: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Palavras_gregas_para_o_amor>
Significado de Paixão <https://www.significados.com.br/paixao/>
5 diferenças entre amor e paixão <https://www.significados.com.br/diferencas-entre-amor-e-paixao/>
Imagem retirada de <<https://www.significados.com.br/diferencas-entre-amor-e-paixao/>>
Lindo esse texto.
ResponderExcluirO amor a Deus é o primeiro eo maior dos mandamentos é a resposta do ser humano, a iniciativa de Deus que nos, amou , primeiro,!
ResponderExcluir