Virtudes do Espírito Santo Podcast

Páginas

Pular para o conteúdo principal

O verdadeiro significado da Páscoa



O que vem na sua mente quando se fala em Páscoa?

As respostas podem ser das mais variadas possíveis. Algumas pessoas pensam em coelho de páscoa, ovos de chocolate, doces... Para outras pessoas, vem a ideia de salvação, redenção, libertação...

Aqui na minha cidade passava uma propaganda na TV que dizia: "está chegando a época mais gostosa do ano", se referindo à Páscoa. O apresentador do comercial fala essa frase segurando ovos de chocolate nas mãos. Mas será que páscoa é isso mesmo??

Hoje, assim como sempre, tudo é tão comercial.

Me lembro da minha infância, não dizendo que na época não era assim, mas que também em datas como essa, a mídia, os comércios faziam de tudo para conseguir vender seus produtos. Buscavam de todas as maneiras vender chocolate, e como estratégia atiçavam o imaginário das crianças com a lenda de que existia um coelho que era responsável por trazer esses ovos de chocolate.

A jogada de marketing era tão grande que eu via isso até na escola em que frequentava. As pessoas adultas alimentavam esse imaginário das crianças e faziam isso com tanta perfeição que até tinha uma musiquinha assim: "coelhinho da páscoa que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos, assim..." 

Era incrível o que faziam na minha época de infância, e olha que nem tinha essa tecnologia que tem hoje. 

- Na sua foi assim?

O mais incrível é que a gente acredita nisso. A propaganda é tão bem feita que enche os nossos olhos e, a gente, inocente, acredita mesmo que no domingo de Páscoa um coelho vai deixar um ovo de chocolate em nossas casas... hahaha. 

Criança sonha... kkkkk

Chega domingo e pã... surpresa!! Não tem é nada!! 

- Tremenda decepção... 

Se nossos pais não comprarem, adeus chocolate... aí a gente chora... esperneia, começa a se questionar do por que o coelho não ter vindo em nossas casas para nos dá essas delícias de páscoa.

E uma pessoa malvada, metida a sabe tudo, vem e aniquila todas as nossas ilusões de criança dizendo: "dããã.. coelho não bota ovo, gênio!!"

- Triste realidade...

Você fica irritado, mas começa a refletir e finalmente conclui: "é mesmo, coelho não bota ovo!!" Momento Sherlock haha

Vivendo e aprendendo

As horas passam e vamos para a igreja. Algumas horas após a decepção, chega o momento de se preparar e ir para o culto de páscoa.

Chegando lá, percebemos que o culto está muito abençoado e de repente começamos a ouvir a seguinte música:

"Não foi o coelhinho que morreu na cruz, quem foi crucificado foi o meu Jesus. Na sexta Ele morreu, mas morto não ficou, domingo de manhã, Ele ressuscitou..." 

Aí a gente fica "óóóóó..." 

Nossa mente parece que expande, e começamos a nos maravilhar com a descoberta dessa verdade. E aí percebemos que páscoa está muito além de chocolate, ela tem a ver com a morte e ressurreição de Jesus.

Então começamos a perceber o sentido da coisa, começamos a nos animar com a vibe do culto e quando menos percebemos já estamos cantando:

"Páscoa, Páscoa: P-A-S-C-O-A... Páscoa, Páscoa: P-A-S-C-O-A. P de passagem; A de amor; S de Senhor e Salvador; C de Cristo, Caminho para o céu; O de orientador; A de alegria, amizade e amor. Páscoa, Páscoa..." 

- Tipo agora, você tá cantando e nem percebeu...  haha

E riu depois que leu a última frase kkkkk acertei? 😜

O mais legal é que o tempo passa, crescemos e isso fica na nossa cabeça. É incrível isso! 

Esses momentos ficam marcados em nossas vidas para sempre porque aprendemos, a partir dessas músicas e das pregações e ensinos, o verdadeiro significado/propósito da Páscoa.

E sempre que tem cultos comemorativos como esse, nós, quando ouvimos essas músicas, cantamos com muita alegria. Temos muito prazer em cantá-las, porque elas trazem à nossa memória aquilo que nos dá esperança. Nos lembram de momentos marcantes em nossas que nos trouxeram muitas alegrias.

Por que eu trouxe essa estória?

O tempo passa e o mundo continua com a mesma estratégia, utiliza uma data importante, um feriado que tem muito significado para nós cristãos para comercializar e fazer as pessoas esquecerem o verdadeiro significado da data.

Durante a semana vi uma frase mais ou menos assim "criança que fala muito em coelho, é porque em casa, é pouco ensinada sobre cordeiro". Não foi o coelhinho que morreu na cruz, foi Cristo quem morreu e ressuscitou para nos salvar. Não podemos esquecer disso!


>> Leia: Fomos salvos pelo sangue do Cordeiro


Mas o que é páscoa afinal??

Segundo o app Bíblia Sagrada da Mulher (versão JFA) Páscoa é a "principal festa do judaísmo, que comemora a maravilhosa libertação dos hebreus do Egito, pela passagem do mar Vermelho (cf. as notas em Ex 12.1-13 e 16; Lv 23.5-8; Nm 9.1-14)".

O app também diz que "a Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus no domingo após o dia 14 de Nisã, data da Páscoa judaica (Lc 24). É a memória do sacrifício de Jesus na cruz (1Co 5.6-8 e 11.26), e de sua vitória sobre a morte pela ressurreição." (app Bíblia Sagrada da Mulher v. JFA, s.d)

Páscoa significa passagem e também pode ser entendida como libertação, além de celebrar a ressurreição de Cristo.

Na quarta (31/03) postei um texto que fala sobre isso. O texto apresenta o capítulo 12 de Êxodo em que foi instituída a primeira páscoa.

Contextualizando

Deus estava para libertar o povo israelita da opressão de faraó e ordenou a Moisés que instruísse o povo a sacrificar um cordeiro perfeito e passasse o sangue do cordeiro nos umbrais de suas casas.

Deus ordenou que eles fizessem isso porque, naquela mesma noite, o anjo da morte iria passar pelo Egito e iria matar os primogênitos das casas que não estivessem marcadas e também dos animas.

Então, os israelitas tinham que sacrificar o cordeiro, se proteger em suas casas, cear e já estarem prontos para partirem porque seriam libertos naquela mesma noite.

O que significou o sangue nesse caso?

O sangue significou a proteção de Deus para com os seus. O anjo da morte passou pela terra do Egito, e não entrou nas casas que estavam marcadas. Assim foram preservadas as vidas dos filhos de Israel que obedeceram a voz de Deus.

Esse acontecimento também apontou para Jesus Cristo. Jesus foi o Cordeiro perfeito. Ele foi como cordeiro ao matadouro (Is 53.7), derramando seu sangue na cruz. O sacrifício de Cristo nos deu salvação e João 1.29 afirma que Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Jesus veio à Terra deu seus ensinamentos, fez milagres, maravilhas, não teve preconceito com ninguém, trouxe apenas a palavra da verdade e os religiosos da época, se incomodaram com isso e O crucificaram.

Os planos de Deus não podem sem frustrados. Os religiosos da época pensaram que fizeram bem em matar uma pessoa inocente, mas não sabiam eles que tudo já estava arquitetado por Deus para esmagar a cabeça da serpente e nos dá salvação. Por isso Ele ressuscitou ao terceiro dia.

Conclusão

O sangue do cordeiro protegeu os israelitas do anjo da morte que passou por suas casas sem lhes causar nenhum dano. O sangue de Cristo representa para nós redenção, libertação dos nossos pecados e a passagem da morte para a vida.

Como cordeiro, Jesus morreu numa cruz para tirar os pecados do mundo, seu sangue nos lavou, nos remiu do pecado e nos deu salvação. E ao terceiro dia Jesus ressuscitou e agora, Ele está entre nós e em nós.

O mundo quer nos confundir, quer nos enganar e nos fazer esquecer do sacrifício de Jesus. No entanto, não podemos permitir que isso aconteça, ao contrário, devemos sempre nos apresentar a Deus como obreiros aprovados e manejar bem a palavra da verdade (2 Tm 2.15), e assim propagar o evangelho. 

Em datas como páscoa e natal, o ser humano, geralmente, se "esquece" do real propósito para comercializar e poder lucrar, investindo pesado nisso. Por isso, respostas, como as primeiras, descritas no primeiro parágrafo, após a pergunta, são bem comuns. No entanto, isso não pode ser comum para nós. 

Não estou dizendo que não podemos comer chocolate ou coisa do tipo.. alias até aceito se alguém quiser me presentear haha mas o que digo é que não podemos perder a essência e nem esquecer do real propósito da Páscoa. 

- Morte e ressurreição de Cristo que nos deu vida, vida em abundância (Jo 10.10b), liberdade e salvação.

Assim, páscoa representa muito mais que coelho ou ovos de chocolate, representa vida.

Creia nisso e tenha uma Feliz Páscoa!!



O que é Páscoa para você?

Se puder, deixe um comentário ou opinião sobre a pergunta




Valdinei Sousa





Fontes: 

Música: Não foi o coelhinho - Mara Lima/Moisés Cleyton

Música: P.A.S.C.O.A - Cristina Mel

Música: Coelhinho da Páscoa - Marcos Patrizzi/Luporini/Galinha Pintadinha

App Bíblia Sagrada da Mulher (versão JFA) 

Comentários

  1. Muito boa essa visão hermenêutica da palavra.

    ResponderExcluir
  2. Todas as comemorações o verdadeiro sentido é um sò o sacrificio e morte e ressurreição de CRISTO é vida e salvação em abundancia para mim para nós ou para quem receber tudo isso .

    ResponderExcluir
  3. Páscoa salvação libertação e vida

    ResponderExcluir

Postar um comentário